top of page
Buscar

Por que o diagnóstico socioterritorial deve ser um processo contínuo?

A realização de um diagnóstico socioterritorial pode ser muito custosa e demorada, afinal, lida com dados de uma grande população de um município e exige uma análise criteriosa de aspectos da vida popular. Por essa razão, é muito raro ver cidades com diagnósticos mais frequentes do que os 4 anos de intervalo entre os planos plurianuais. Se somando a isso, grande parte das equipes de vigilância socioassistencial não possui os recursos, nem financeiros, nem tecnológicos e nem humanos, para a realização de diagnósticos com poucos meses de distância.


Entretanto, embora 4 anos sejam suficientes para cumprir as determinações das normas de operações da assistência social, este prazo pode ser muito longo para a identificação dos sucessos e fracassos das políticas públicas que estão sendo colocadas em prática. Para uma identificação do desempenho urbano na realidade social, é preciso ter verificações periódicas, ao menos, ao início e fim de intervenções importantes.


Se medimos um indicador de condições de moradia, por exemplo, antes e depois de uma grande intervenção que tenha o objetivo de fornecer moradia à uma população, conseguimos ter uma noção do impacto gerado a partir daqueles esforços e investimentos. Caso o resultado indique que não houve o resultado esperado, é possível identificar os erros e corrigir. Porém, se o resultado for positivo, a ação pode ser expandida com segurança, desde que mantido o monitoramento. Caso, ainda, essa avaliação seja feita 4 anos depois, em muitas vezes, não há mais tempo para correções, as atividades podem ter sido expandidas com defeitos e, algumas vezes, os problemas podem até piorar com intervenções sem monitoramento amplo.


A frequência de atualização se faz necessária, também, para a identificação e resposta rápida para fenômenos sociais muito dinâmicos e que, caso identificados tardiamente, se tornam muito mais complexos de se resolver. Deste modo, a frequência de atualização permite uma identificação a tempo e uma resposta enquanto a aplicação necessária de recursos e esforços é pequena.


Se você compreende a importância da atualização constante, mas sabe das dificuldades que se enfrenta ao realizar os diagnósticos, conheça o RSBCAD e entenda como ele apresenta dados atualizáveis, caso seja necessário, até mensalmente.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page